We will meet in heaven

por Nuno A.


O perfil do herói (descrição acicatada pela música de Richard Wagner)

Trata-se de se ser, durante o máximo de tempo permitido e perante o maior universo de espectadores imaginável, o paradigma usado por Hugh Laurie para interpretar o House M.D. do fox channel. Tudo o resto deve ser mantido no mais casto dos segredos. Entretanto é admitido, mas sem dar muito nas vistas, passar num bar e marchar o maior número de loiras possível (com ou sem álcool, tanto faz).

Imagine-se então que estamos no teatro alla Scala in Milano e que o seu encenador é Shakespeare. É óbvio que as roupas de época são demasiado amaneiras para o nosso herói, pelo que ele aparecerá de jeans replay e t-shirt cutty sark, o mestre pede-lhe que faça uma vénia à dama, actriz principal, mas ele apenas simula uma queda e volta novamente ao camarim. Só aparece nas cenas de solilóquio e duelo mortal, para todas as outras manda um duplo medíocre. Virá as costas ao público quando pressente as palmas e insulta os criados o mais sarcasticamente que sabe. O seu sorriso é a ironia e o seu olhar o tédio orgulhoso.

Fora de cena não se encontra nunca, nem na intimidade. Os seus espelhos vivem horrorizados e tudo o que é donzela também, enxota-as com uma bengala vergastante. Diz que manca muito, mas trata-se apenas de uma tendência patológica para a queda no abismo. Se lhe perguntarem quem é o maior filosofo de todos os tempos, responde simplesmente que isso não é novidade nenhuma. Não bebe café, diz que não consome opiácios, mas anda sempre de moleskine. Todos os príncipes e reis são seus bastardos. Não suporta baronesas, principalmente as soltas. Pintaria a Vénus de Botticelli com um cabelo mais curto. Mas as rebeldes fazem mais o seu género, precisamente aquelas em que a ousadia compensa largamente a falta de inteligência. É incapaz de conceder golpes de misericórdia, para mais tratando-se de uma pessoa saudável. Envolve-se em fumigações de rebelião sempre que pode, mas foge de coisas sérias como a política e a pesca do bacalhau. Faria parte da carbonária se soubesse o que isso é. Em todo o caso esconde o facto de ser absolutista e um apoiante incondicional de Dom Miguel. Será, certamente um dos seus generais assim que ele voltar do Exílio. Morte aos liberais! - é sua a declaração mais sentida.

Faz hoje 26 anos e aproxima-se vertiginosamente de uma vida fulgurante de mais para a mesquinhez do nosso alcance. Anda sempre por aí o cometa, só o verão, contudo, daqui a cem anos.

0 comentários:

Enviar um comentário