Imanência

por rogério

Antes de mais, vamos ver uma coisa, eu pensava que a bahía de los cochinos era para brotar diarreias mentais e produtos derivados. Que chochice é esta do “Notas sobre o sobrenatural, seguido de prelúdio ao transcendente”?!?!?! pensei mesmo em nem perder o meu tempo a comentar nada disto. A ideia é TRANSCENDER todo o que já foi escrito e não estar a alimentar oceanos de nulidade, e a ser mais uma ovelhinha. E quer-se textos pulhicas, giestadas de iluminação, torrenciais de loucuras metafísicas. E tu vens com, bla bla bla p’ra qui, bla bla bla p’ra li, já pareces um certo blog de um que eu não digo o nome que escreve só para fazer o favor ao cunhado e para e mulher o deixar em paz. E outra coisa, quantas vezes vou ter de dizer, que estás proibido de escrever mais do que uma página, em letra times 12 e espaçamento de 1,5? Estou a dois passos de te desancar à bigorna e te atestar um calhau bem colocado na fronha do renitente imutável.
Cá fica então, e uma vez mais, mais X linhas de imanência, para que vejas como se faz (e tem em atenção, que estou a parar a némesis por causa disto. Ui que estou danado):



Imanência

Antes de mais andas a perder tempo com algo que já está mais do que definido catalogado arquivado, se não já não se teria dito coisas assim:
Coisa 1 – Transcendência origina da raiz latina “ascender”. (sim também já devias saber isto, se tivesses feito o mínimo de estudo filológico antes da aventura que deveria ter sido e não o foi);
Coisa 2 - Um número transcedente (ou transcedental) é um número real ou complexo que não é raiz de nenhuma equação polinomial a coeficientes racionais. Um número real ou complexo é assim transcendente somente se ele não for algébrico. Pode-se dizer que a "maioria" dos números reais ou complexos é transcendente, uma vez que o conjunto dos números algébricos forma um conjunto enumerável. (Mas p’ra que r*** é que isto me interessa! Já parece que estou a escrever à Nuno Ai que medo só ao vislumbre da ideia..)
Coisa 3 - Num uso coloquial, "transcendência" significa "ir além", e "auto-transcender" significa ir além da forma a priori ou estado do si. Experiências místicas são um estado particular de auto-transcendência, na qual habita a sensação de um si separado
Coisa 4 - Transcendência/imanência, foi usado primeiramente para se referir a relação de Deus com o mundo e de particular importância na teologia. Neste caso transcendente significa que Deus está completamente além dos limites do mundo, em contraste com a noção de que o mundo é a manifestação de Deus
Coisa 5 - O conceito de realidade, exemplos básicos de transcendental estão presentes (insígnia) nas características, designadas transcendentais, de unidade. Na filosofia moderna, Kant na sua teoria do conhecimento conceituou a transcendental um novo significado. Preocupado com as possibilidades condicionais do próprio conhecimento. Para ele isto significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito de como os objectos são possíveis a priori. Algo é transcendental se isto tem um papel no modo como a mente "constitui" os objectos e faz possível a nós experimentá-los como objectos em primeiro lugar. Há uma profunda inter-conexão entre a estrutura dos objectos e a sua própria unidade. O que jaz além da nossa capacidade de conhecimento não pode ser legitimamente conhecido. A contra argumentação é que para estar desperto que a fronteira é a fronteira já nos mune de significação do que jaz além dela. "Transcendente" é aquilo que transcende a nossa própria consciência – o que são objectos mais que apenas fenómenos da consciência!
Coisa 6 - Transcendentalismo é o nome do grupo de novas ideias na literatura, religião, cultura e filosofia que prega a existência de um estado espiritual ideal que "transcende" do físico e o empírico somente perceptivo por meio de uma sábia consciência intuitiva. Cá ficam alguns traços do pensamento Transcendentalista, definidos em "The Transcendentalist", de Ralph Waldo Emerson:
1. Respeito pelas intuições
2. Evitar influências
3. Apreciação pela natureza, pelo seu simbolismo
4. Ter paixão pelo extraordinário
5. Felicidade, afeição, susceptível a ser amado
6. Exigência com a natureza
7. Unir beleza e poder
8. Idealismo
9. Admitir as limitações dos sentidos
10. Respeitar o governo só se este defende as leis de suas mentes
11. Rejeitar doutrinas espirituais
12. Morto ou paralisado em essência
13. Rejeita a rotina, pois não há muita virtude nela
14. Constantemente esperando ordens divinas
15. Amantes da sociedade
16. Desdém pela educação organizada

Coisa 7 - Metafísica (depois da/além da física) a saber, é o estudo do ser ou da realidade. O que é real? O que é natural? O que é sobrenatural? O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objectos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade. A metafísica é algo intocável, que só existe no mundo das ideias. Ética, política, etc., são assuntos que não tratam de seres físicos, mas de seres não-físicos existentes apesar da sua imaterialidade. Princípios de ontologia, gnosiologia e demais familiares são familiares do processo a ter em conta. Para o idealismo, o ente, i.é, o ente transcendental, compõe-se somente de ideias. Para o materialismo, somente matéria. Para o realismo, ideias e matéria. Para o racionalismo, é razão. Investigando o fundamento de todo o conhecimento, pois critica o conhecimento do ente transcendental, a Crítica é a base necessária de todo o saber científico e filosófico, inclusive da própria Ontologia.
Coisa 8 - Epistemologia ou teoria do conhecimento. Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção à priori?

Coisa última - Imanência (de "existir ou permanecer no interior") é um conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino (ou força) dentro do mundo físico. Este conceito geralmente contrasta ou coexiste com a ideia de transcendência. Na Cristandade, o Deus transcendente, (que transcende (ultrapassa) as eras do mundo), santo e omnipotente, que não pode ser alcançado ou visto, por ser atingido pela primariedade imanente no Homem-Deus. Outro significado de imanência e algo que esta contido no interior, ou permanece dentro dos limites da pessoa, do mundo, ou do si, que permeia todas as coisas que existem.

o ser divino, a coisa, é um simples facto da própria existência como uma potencialidade. Refere-se a algo além do que a transcendência estabelece. Os limites da experiência do possível, desacontecem.

Eu Amanuel subscrevo.


Sim, sim eueqsou e tal 28º de setembro do oitavo ano do terceiro milénio, se queres mesmo fazer algo transcendente, embrenha-te numa epopeia que se banhe na imensidão do ainda desconhecido e deliciosamente sombrio, do género:

- Existem muitas opiniões, mas apenas uma verdade. Eu posso ter pensado momentaneamente sobre o quão difícil é para livrar-se do próprio ego, e que a existência sem a individualidade de consciência seria sem sentido, mas...

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