A baía dos porcos

por Nuno A.

Entendendo que para se começar isto de forma minimamente honesta se requer (requerem os puristas) a explicação de certos factos que por si só e à priori podem revelar ao preconceito a integridade das intenções, poderá ser então objectivo antes de mais responder às duas perguntas e meia que se seguem: 1) Porquê um blogue? (não há já que chegue?) e 2) Porquê o título ” A Baía dos Porcos”?
Partindo do pressuposto que a primeira pergunta só a faz quem tem alguma coisa que fazer e que quem tem alguma coisa que fazer não lê blogues, passa-se directamente à meia (não há já que chegue?), respondendo-se a esta que não, ou então como se explicaria o facto de alguém o estar a ler agora? Relativamente à segunda importa porém ser mais reservado, ou não fosse o caso melindroso, na medida que explicando o bloguista a escolha do nome ficasse definitivamente explicado e hipotecado todo o seu auspicioso futuro por sujeição a uma simples definição de carácter, por estupidez inocente ou honestidade estouvada, o que for do que esta para vir, o que ficasse nele escrito de medíocre ou sublime, de vil ou heróico, nunca poderia contudo passar a barreira elevada ou rasteira do título.
Baía sabemos que é nome (com origem talvez ibérica) de reentrância da costa de forma aproximadamente circular, cujas dimensões se encontram entre as da enseada e as do golfo. Dos porcos compreendemos que é o plural de porco (do latim porcu), quadrúpede da classe dos mamíferos e da família dos suídeos). E por aqui começamos. Bem-vindos.


a) Definições apropriadas, salvo alterações, do Dicionário de Língua Portuguesa Universal, Texto Editora LDA, Lisboa, Junho de 2005, 8ª edição, 6ª tiragem, ISBN 972-47-2841-2, Depósito Legal nº 176426/02

0 comentários:

Enviar um comentário